quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Olhos poderosos

Quem me conhece sabe que não sou das mais habilidosas com sombras, pós, pincéis e blushes em punho. Me empolgo, quero usar a sombra chumbo, a royal - mas aí erro, borro, melo e desito. Tiro tudo e vou no garantido - um rímelzinho! Mas tenho fascinação pela mágica que ocorre - ou deveria ocorrer, no meu caso - na frente dos espelhos e que se estende ao nosso estado de espírito e humor. A maquiagem é mesmo um conjunto de pós de pirlim-pim-pim!

Mas voltando à minha falta de jeito com a "pintura" (como dizia minha também estabanada avó). Lembro de um dia quando, no meio de uma reunião séria como minha chefe fashionistérrima - de quem "herdei" um pouco (em bem menor grau!) esse amor pelas cores, looks e afins e quem abriu meus olhos e me ajudou a perceber que sim, há espaço para cabeças inteligentes e pensantes dentro do mundinho Luluzinha - ela pára, foca seus olhos azul-piscina em mim e diz, rindo, sem rodeios:  "Noooosssa, seu lápis está TOOOOODO borrado!!!" Assim. Na lata. Me desconcertei, perdi o fio da meada, além do crédito e da confiança no meu pobre taco durante o resto da conversa. Imagine, eu - recém chegada e já borrada justo na meca das sombras e purpurinas e na frente da makeup queen do pedaço! Catei os caquinhos e a partir daí, recomposta, comecei a praticar o traço na frente do espelho e entendi que aquele risquinho indefeso e aparentemente imperceptível podia sim me derrubar! Passei a respeitá-lo e dar-lhe mais valor.

Assim, desde que entrei nesse encantador mundo da maquiagem, além de me apaixonar pelo cheiro e pelas cores vibrantes dos inúmeros pós e creminhos, passei a dar mais atenção - e a devida importância - para a coisa. Hoje acho, além de muito chato, um pouco até "INGNORANTE" quem torce o nariz para o assunto com um ar de superioridade e vê esse secular artíficio de beleza com desdém e menosprezo. (Pode ver que é gente feia e mal-cuidada - batata!) Clichê  batidíssimo ou não, o fato é que a maquiagem é realmente poderosa e transformadora. Transforma não só a casca, mas por dentro, muda sua atitude - a famosa autoestima. Besta é quem não enxerga isso e limita-se a adotar a postura de inteligente que não dá bola para essas futilidades femininas.

Outro dia conversado com uma personal stylist que conheci por aqui - que para minha felicidade não me reprendeu por causa de nenhum borrado na cara, ufaaaa - vi que tudo, no fundo, é comunicação ! A gente monta a imagem que quer passar para o mundo todo dia que acorda e escolhe o que vestir - e a maquiagem, obviamente, faz parte da construção do resultado final que você quer apresentar para os outros. Faz parte do que você quer dizer por aí. Mas esse é assunto longo ( e mais cabeça do que meu fôlego às 2 hs da matina permite) para outro texto.

Na verdade, fiz todo esse preâmbulo para introduzir o vídeo abaixo: a charmosa e cool  Júlia Petit ensinando como esfumar os olhos! Opa! Vejam que já estou em outro estágio. Não, não fiquei tão neurótica a ponto de pesquisar sobre o tema mas quando achei a peça, vi que poderia me servir. Júlia mostra um passo-a-passo para deixar nossos faroletes numa versão mais do que bombada e chiquérrima. E, claro, ela também explica como "delinear" os olhos com perfeição, ou seja, passar o lápis pelas pálpebras sem borrar. Pra ninguém mais pagar mico na frente de chefe nenhuma. ; )



Não é tudo? O lance agora é conseguir fazer igual....rs...

10 comentários:

Unknown disse...

Luli!!
Amei esse seu texto sobre maquiagem... Eu também tenho uma dificuldaaaaaaade!
Beijinhos!

Unknown disse...

Aaaaahhhhh!
Eu quero esse kit de pincéis! ;)

Ila disse...

Aaaaahhhhh!
Eu quero esse kit de pincéis! [2]

Sim, Xuxu! Agora é conseguir fazer igual. E vamos combinar que a genética deu uma boa ajudada no caso da Julia Petit, né?! Senhor, que pele e que pálpebras lindas! E gigantes... Affeee! Assim fica mais fácil, hehehe!

Bisous!

Renatinha disse...

Amiga,
fui lendo e achando que era eu escrevendo (tirando a parte da chefe). Tenho maquiagem com data vencida. MAs não dá pra resistir e não comprar.
Vamos combinar um dia de luluzinha aqui em casa só pra imitar a Júlia Petit!
Bjo
Renatinha

Tanylle disse...

Lu,
Amei a novidade do seu blog e mais ainda seu post!!
Descobrir o mundo das maquiagens a pouco tempo e de la pra ca tenho lidos varios blogs sobre o assunto.
Ja fiz umas comprinhas e minha wish list está enorme!!!risos
Bjos

Manu disse...

Luuuu!!! Bem-vinda ao mundo blogueiro!!! rsrsrsrs
Adorei amiga, vc escreve muito bem.
Vou voltar aqui mais vezes pra pegar umas dicas de maquiagem, pois devo admitir que nao é todos os dias que tenho paciência pra isso, apesar de concordar 100% que imagem é tudo (ainda mais agora, que tô dando uma de marketeira kkkk).
Beijao

Unknown disse...

Fifi!!!!!!
adorei...me senti num episódio de sex and the city!!!
ai que saudades de você por perto!
beijo! Cocó.

disse...

Meninas, que bom saber q vcs curtiram e que estarão por aqui! Valeu pelos elogios!! ; ) Vindo de amigas é sempre mais gostoso!

bjao!

Unknown disse...

Luu!!! tb me identifiquei muiiiitooo com esse texto. E o melhor eu ia lendo e imaginando vc contar "essa" história pessoalmente, com sua menira toda DIVA DE SER ! muiiitas saudades ..
ADOREI SEU BLOG.
bjs
Nataly

Unknown disse...

Luli!!
Usei as técnicas de maquiagem e adorei!! Ficou bem melhor do que o jeito que eu fazia antes!
Tá certo que eu não tinha tantos pincéis, mas me virei bem com os dedinhos! E minhas sombras são das simplezinhas, mas o efeito ficou bonito! Vou treinar mais!! Essa moça faz maquiagens com outras cores??
Thanks! ;)
Beijos e saudades!