sexta-feira, 18 de setembro de 2009

L’Académie: bela viola...






Em finais de tarde quentes de julho e agosto ou nas congelantes noites do inverno canadense, especialmente nos finas de semana, a cena se repete: uma fila de pessoas se forma na porta do Restaurante L’Académie, em uma das ruas mais movimentadas e badaladas de Montreal, a Saint Denis. Em frente à pequena porta do grande e envidraçado restaurante, gente de toda idade se concentra – e está formado o burburinho gastronômico.

Sem saber muito bem do que se tratava, o fato começou a me chamar a atenção e a intrigar meu instinto jornalístico – o que teria de tão bom naquela esquininha inocente? Até que um dia, curiosa, fui conferir. E conheci uma casa grande, aconchegante e modernérrima ao mesmo tempo, com e um clima animadíssimo e uma decoração linda e cool. (Vejam se estou errada – é um desbunde! http://www.lacademie.ca/ )


A primeira vez que comi lá, o clima era bem esse: sábado à noite, uma mesa cheia de amigos falando alto, bebendo e rindo. Até que veio a comida – e a coisa deu uma murchada...Um leve gosto de decepção geral. Não que a comida deles (massas, carnes, peixes, etc) seja de TODO ruim mas é bem uma “nota 7”, como dia meu pai que, professor de profissão e de alma, dá nota a T-U-D-O – do molho de tomate da minha mãe (sempre leva 8 e meio), ao meu vestido de noiva (10, claro, para não desesperar a filha à beira do altar) até o desempenho do novo pneu do seu carro (9, nota máxima na sua rígida escala). O fato é que o prato DISTOA, essa é a melhor – e menos técnica – definição. Não corresponde à expectativa que o ambiente produz. Ponto.

A entrada, justiça seja feita, era “ok”: uma casquinha de parmesão torrado que fez o maior sucesso e agradou as bocas famintas da mesa. Daí em diante, foi tudo ladeira abaixo.... o Nhoque com molho gorgonzola estava massudo(as bolinhas custam a desmanchar); o Linguine com Vôngole vem carregado de......ALHO! E até o pãozinho da cesta estava estranho...Por fim, a crème bruleé deu uma amenizada e adoçada no jantar. Um viva para o poder dos doces!


Tudo isso para dizer que, mesmo assim, o restaurante vale a visita. (Mesmo que você saia de lá com o ditado “Por fora, bela viola; por dentro....”marteland sua cabeça!) Vá desarmado, light, e aproveite o que a casa tem de melhor – o astral. Opte por uma entrada, experimente quem sabe as carnes, beba muito vinho e dê uma chance a um docinho. Afinal, na vida há que se saber relevar e lidar com que o temos, certo? Por mais que a comida esteja longe de ser formidável, eu mesma sempre volto, já tentei as outras filiais e a verdade é que sempre acabo saindo feliz. Porque o clima é bom, o serviço cordial, o ambiente te alimenta de uma outra forma e a noite sempre é agradável. Nem que quando eu chegue em casa tenha que bater um sanduba antes de dormir.


L’ACADÉMIE

4051 St-Denis, Montréal
2151 Lapiniere, Brossard

www.lacademie.ca


Dica: Meninas que forem na filial de Brossard, por favor, façam um tour no banheiro! Luz laranja, fumaça com cheiro de chiclete, TV de plasma - um luxo e uma diversão só! (E, no final, com tanta diversão, quem vai lembrar do nhoque-chicletudo?)

Um comentário:

Unknown disse...

Lú, estou adorando estes seus posts gastronomicos!!! Tive uma idéia: Vc podia fazer uma escala de valor!!! Tipo aquelas que tem em guia de viagem. Bjs