terça-feira, 6 de outubro de 2009

World Press Photo 2009


Rolou semana passada a World Press Photo aqui em Montreal, no Theatre Juste pour Rire. A exibição, que reúne trabalhos primorosos e premiados pelo concurso de mesmo nome, roda o mundo todo levando as melhores fotos jornalísticas do ano.


Sabe aquele clichê batidíssimo que diz que “Uma imagem vale por mil palavras”? Pois nesse caso, apesar de gasta e insossa,  a definição é a mais adequada. São centenas de imagens impressionantes de esportes, takes espetaculares da natureza, momentos da guerra e retratos de gente, muita gente, de toda parte, em diversas situações. Rostos e cenas expressivas, que falam por si só, são em si a matéria e tem o texto como legenda, ilustração, suporte, complemento. Você "lê" a  foto e capta o essencial, a sensação, o sentimento, o ambiente. Impressionante. E impossível passar ileso por cada foto sem se chocar, deslumbrar, questionar, inquietar ou emocionar de alguma forma.

A - contudente - participação brasileira ficou por conta de André Vieira, Anderson Scheneider e Luiz Maximiniano. Uma das imagens mais tocantes é a sequência de uma senhora com leprosa em um dos muitos hospitais de péssimas condições do nosso país. Eraldo Peres levou menção honrosa e ganhou prêmio (veja a ironia...) por retratar um grupo de adolescentes conversando e rindo numa favela de Recife, com o corpo de Thiago de Lima (21) largado no chão. A naturalidade com que os jovens lidam com a cena é chocante e reveladora, reflete como a violência já faz parte da vida do brasileiro.

A exposição é itinerante, gira mundo afora e é imperdível. Obras de arte da fotografia, pedras preciosas do jornalismo e momentos imortalizados da história.

http://www.worldpressphoto.org/



Um comentário:

Ila disse...

Pois é Beibi! Pena que não pude te acompanhar dessa vez...
Mas fiquei curiosa. Humpff!

Bisous!