quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Jornalismo e o diploma


Desde o polêmico fim da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para exercer a profissão, muito tem-se discutido a respeito. As opiniões são diversas mas, para quem é favor, o receio é um só: de que a profissão, que requer determinadas competências (como qualquer outra) vire "bagunça" e abra-se perigosamente a amadores de toda a sorte.

Acho um "medo"desnecessário. Concordo que tem - muita - gente sem diploma que sabe escrever (cada vez mais raro nos dias de hoje...), que tem conhecimento amplo, interesse, pensamento articulado e completa capacidade de relatar a vida nos veículos de comunicação. Como também há muito jornalista formado, de canudo debaixo do braço, que não tem o menor tino para a coisa, sem entrar no mérito da capacidade intelectual. Por isso, o diploma não é uma condição sine qua non para ser um jornalista. Por que para isso requer-se MUITO mais que um mero papel carimbado e reconhecido pendurado na parede.

Assisti à entrevista abaixo, com o repórter especial do Estadão, Ricardo Godoy e achei interessante, concordei  em gênero, número e grau. A faculdade não FORMA um jornalista, porque jornalista "ou é ou não é", segundo as palavras do próprio Ricardo. No entanto, é equivocado e leviano afirmar que 4 anos de estudo, aprefeiçoamento, orientação não fazem diferença, porque quem passou por uma - boa - faculdade sabe que não se sai como se entrou e que por mais que não seja uma habilidade técnica e hermética, a carga intelectual que se adquire nas aulas pode ser valiosa e diferenciar um profissional de um amador. Como em Educação Física, Psicologia, Artes, Gastronomia, Educação ou qualquer outra profissão.

Em suma, a faculdade de Jornalismo não é condição única e suficiente. Ela dá ferramentas, lapida, orienta mas o interesse, o talento, a veia curiosa, a sede de conhecer e o prazer de relatar é inato, imutável e intrasferível. Ou tem-se não tem-se. Tenha-se diploma ou não.


Entrevista RICARDO GODOY - Diploma do Curso de Jornalismo

Nenhum comentário: