quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Explore as flores e o perfume de Bleu Lavande




Quer fazer um passeio diferente e inesquecível? Então siga para a fazenda Bleu Lavande, em Fitch Bay, na linda região de Cantons de L’Est, a cerca de duas horas de Montreal. A propriedade cultiva a ervinha azul e cheirosíssima (também conhecida como alfazema) desde 1999 e hoje já é a segunda maior produtora de lavanda da América do Norte, com cerca de 200 mil pés da planta. Puro perfume! Os arbustos, baixos, ficam enfileirados nos canteiros e, mesmo fora do período da florada (julho e agosto) formam uma paisagem encantadora.

Aparentemente um local apenas turístico, a Bleu Lavande é ativa e cultiva tanto a lavanda propriamente dita (Lavandula vera, Lavandula officinalis ou Lavandula angustifolia), quanto o lavandin, uma planta híbrida da qual se retira de sete a dez vezes mais óleo essencial do que um pé do outro gênero. O óleo puro e nobre é extraído das flores e caule da lavanda e é utilizado para fins medicinais (poderoso calmante, entre outras dezenas de propriedades!). O lavandin produz um óleo inferior, de pior qualidade, usado apenas para usos indústriais – para perfumar detergentes e sabonetes. Tudo isso (e mais um outro tanto de produtos que têm na lavanda seu ingrediente principal) é vendido na Boutique da Bleu Lavande na própria fazenda (foto baixo), online ou ainda em vários pontos do província de Québec. O mais exótico, talvez, seja o chocolate com lavanda: uma combinação inusitada mas aromática, delicada e bem saborosa!




Para os interessados, há uma visita guiada disponível no lugar, explicando todo o processo de transformação de toneladas das delicadas florezinhas em pouquíssimos litros do valioso óleo. Mas passear por meio da plantação, desfrutando a paisagem e o perfume no ar, já vale a visita. No verão, o clima suave e tranqüilo da fazenda é perfeito para entregar-se aos eventos da estação: massagens oferecidas em simpáticos bangalôs, pic-nics em meio as flores ou ainda uma boa sessão de música clássica admirando a bela paisagem.

Bleu Lavande
891, chemin Narrow
Fitch Bay, QC.


https://www.bleulavande.ca/

Um comentário:

Pipe & Renatinha disse...

Amigaaaaaaaaa,
acabei de vir de um spa de depilação aqui perto de casa e adivinha se não tinha uma mini Blue Lavanda lá! Metade da loja era lilás-azul como a fazenda onde a gente foi. Espetáculo! Dá pra comprar tudo aqui pertinho. Eles são autorizados a vender os produtos e a loja tem aquele cheirinho gostoso de vovó.
Bjos